segunda-feira, 19 de maio de 2025
Na última sexta-feira, 16 de maio, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo -TJMSP, desembargador militar Enio Luiz Rossetto, participou da tradicional Solenidade de Entrega das Espadas, realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), em São Paulo. O convite foi feito pelo comandante da Academia, coronel PM Sandro Roberto Rondini.
A cerimônia marcou a formatura de 90 alunos do Quadro Auxiliar de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), que concluíram o Curso Superior de Tecnólogo em Administração Policial Militar. A turma é composta por 82 homens e 8 mulheres.
Com a formação, os alunos passam a integrar o quadro de oficiais da PMESP e são promovidos ao posto de 2º Tenente PM. O curso tem duração de 12 meses, com carga horária de 1.985 horas-aula, abrangendo disciplinas nas áreas de Humanas, Biológicas, Administrativas, Institucionais, Jurídicas e Policiais. O processo seletivo teve 2.109 inscritos, resultando em uma concorrência de 23,4 candidatos por vaga.
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM José Augusto Coutinho, foi escolhido como paraninfo da turma, em reconhecimento ao seu compromisso com a corporação e à liderança exercida durante a formação dos novos oficiais.
A solenidade contou ainda com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira; o vice-prefeito da Capital, coronel PM Mello Araújo; o senador da República Marcos Pontes; o desembargador José Antonio Encinas Manfré, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; e o secretário de Administração Penitenciária do Estado, Marcello Streifinger.
Ao fazer o uso da palavra, o presidente do TJMSP, destacou o simbolismo da solenidade e a importância da formação dos novos oficiais. “Instrumento de justiça e honra, a espada é mais do que um ornamento cerimonial: é a materialização do compromisso ético e moral que se impõe àqueles que decidem vestir a farda e servir. É uma honra acompanhar essa cerimônia que reafirma a excelência e a dedicação da nossa corporação.”
Por Imprensa TJMSP