Você está em: 

Presidente do TJMSP participa das comemorações dos 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932

Postada em |
Categoria: Sem categoria

O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo TJMSP, desembargador militar Enio Luiz Rossetto, participou, na manhã desta quarta-feira (09/07), das solenidades em homenagem ao 93º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia oficial ocorreu em frente ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, e reuniu autoridades civis e militares.

Crédito Klaus Silva (TJSP)

Estiveram presentes à solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes; o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado André do Prado, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, o prefeito do Município de São Paulo, Ricardo Nunes e o Procurador Geral do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. O desembargador militar Enio Luiz Rossetto representou o Poder Judiciário Militar paulista neste importante ato cívico, que relembra o movimento que marcou a história de São Paulo e do Brasil na luta por um regime constitucional e democrático.

A celebração teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguida pela cerimônia simbólica de transmissão do comando do Exército Constitucionalista — da senhora Maria Lúcia Camargo para o jovem Arthur Jorge Ferreira do Amaral — representando a continuidade do ideal constitucionalista entre as gerações.

Em um dos momentos mais solenes da manhã, cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco conduziram o cortejo simbólico de seis combatentes da Revolução para o interior do mausoléu, onde estão os túmulos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Mortos no episódio de 23 de maio de 1932, os quatro jovens deram origem à sigla MMDC, símbolo do movimento revolucionário paulista.

Durante a cerimônia, foram concedidas honrarias da Ordem do Mérito Armando Romagnoli “Herói Paulista da Revolução Constitucionalista”, destinadas a personalidades e instituições que contribuem para a preservação da memória de 1932 e dos ideais defendidos pelos constitucionalistas.

Crédito Klaus Silva (TJSP)

Encerrando a programação, o tradicional desfile cívico-militar tomou a Avenida Pedro Álvares Cabral, com a participação de tropas das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, associações de ex-combatentes e entidades civis.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Imagem de perfil de homem sentando em uma cadeira de escritório olhando para uma tela de computador. Está vestido de maneira formal.

Justiças Militares realizam primeira reunião da Rede de Governança Colaborativa para discutir Metas Nacionais de 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama entrega um convite ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Des. Francisco Loureiro. Os dois vestem ternos em uma situação formal.

TJMSP anuncia posse do novo corpo diretivo para o biênio 2026–2027

Postada em |
Imagem mostra onze policiais militares fardados, dispostos lado a lado, ao lado de um desembargador militar, durante a cerimônia de posse dos(as) novos(as) integrantes do Conselho Permanente de Justiça. O grupo está em ambiente institucional, em momento solene.

Novo Corregedor-Geral do TJMSP dá posse aos integrantes do Conselho Permanente de Justiça

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias