Você está em: 

Conferência Nacional reforça relevância do Direito Militar e debate fortalecimento da Justiça Militar no Brasil

Postada em |
Categoria: Institucional

A 2ª Conferência Nacional de Direito Militar e Segurança Pública, promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Militar (IBDM), consolidou-se como um espaço fundamental para o debate sobre os desafios e o fortalecimento da Justiça Militar no país. Realizado no auditório da UniFTC, em Salvador, na última semana, o encontro reuniu autoridades civis e militares, magistrados, juristas e representantes da sociedade civil, com o objetivo de ampliar a projeção nacional do Direito Militar e discutir temas estratégicos para a consolidação dessa área do Judiciário.

O evento ainda promoveu debates sobre saúde mental na atividade militar, Direito Internacional Humanitário, autonomia dos estados, disciplinaridade nas Forças Armadas e o futuro do setor aeroespacial brasileiro, temas que ampliaram o alcance da conferência e reforçaram a conexão da Justiça Militar com áreas transversais do Direito.

O Ministro Joseli Perante Camelo, do Superior Tribunal Militar entrega o certificado de participação ao Des. Mil. Orlando Eduardo Geraldi, do TJMSP

O Des. Mil. Orlando Eduardo Geraldi participou da programação, com a exposição “Da Atividade a inatividade: Desafios Jurídicos e Institucionais na justiça Militar”, destacando a celeridade da jurisdição castrense e reforçando a necessidade de implantação do Direito Militar como disciplina obrigatória nas faculdades de Direito, além de sua inclusão em concursos como os da OAB e do Ministério Público.

Entre os principais pontos debatidos no evento ganhou relevo a defesa da criação do Tribunal de Justiça Militar da Bahia, bandeira apoiada pelos desembargadores do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP).

O Suboficial da Marinha Evaneilmo de Morgado Santos entrega o certificado de participação ao Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama

O Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama encerrou a Conferência com a palestra “Justiça Militar, Cidadania e Segurança Pública: Um Olhar para o Futuro”. Na ocasião afirmou que “nada justifica que a Bahia não tenha implantado o Tribunal de Justiça Militar”, lembrando que apenas São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul contam com essa instância.

Participantes da 2ª Conferência Nacional IBDM de Direito Militar e Segurança Pública

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Imagem de perfil de homem sentado em uma cadeira de escritório olhando para uma tela de computador. Está vestido de maneira formal.

Justiças Militares realizam primeira reunião da Rede de Governança Colaborativa para discutir Metas Nacionais de 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama entrega um convite ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Des. Francisco Loureiro. Os dois vestem ternos em uma situação formal.

TJMSP anuncia posse do novo corpo diretivo para o biênio 2026–2027

Postada em |
Imagem mostra onze policiais militares fardados, dispostos lado a lado, ao lado de um desembargador militar, durante a cerimônia de posse dos(as) novos(as) integrantes do Conselho Permanente de Justiça. O grupo está em ambiente institucional, em momento solene.

Novo Corregedor-Geral do TJMSP dá posse aos integrantes do Conselho Permanente de Justiça

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias