Você está em: 

Comissão debate no CNJ aperfeiçoamento da Justiça Militar

Postada em |

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Clovis Santinon, participou nesta terça-feira, 10/11, de reunião da Comissão Permanente de Aperfeiçoamento da Justiça Militar nos âmbitos federal e estadual.

Entre os principais temas tratados, a ampliação da competência da Justiça Militar para o julgamento de ações de caráter administrativo, como punições disciplinares e transferências de militares, a integração de componentes militares ao CNJ e o aumento de tribunais militares no País.

A reunião foi comandada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luiz Fux, e contou ainda com os presidentes do STM, ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, do TJMMG, Fernando José Armando Ribeiro e do TJMRS, Fábio Duarte Fernandes, além de conselheiros do CNJ e outros membros da Comissão.

O ministro Luiz Fux destacou que a competência da Justiça Militar é uma medida cuja regulamentação depende de aprovação de Emenda Constitucional pelo Congresso Nacional. O presidente do CNJ lembrou, ainda, a importância da Justiça militar integrar o Poder Judiciário.

“A Comissão Permanente do CNJ pode trabalhar na elaboração de um projeto nesse sentido. As demais questões, que podem ser tratadas no âmbito do Conselho, receberão a devida atenção”, disse Fux. Segundo o presidente da Comissão Permanente do CNJ, conselheiro André Godinho, o caminho está sendo trilhado, com importantes avanços nos últimos anos. “A aproximação do CNJ com os temas de interesse da Justiça Militar já ocorre. Atualmente, temos apenas 14 procedimentos concretos distribuídos aos conselheiros, 7 da Justiça Militar da União e 7 dos demais tribunais de Justiça Militar. Isso mostra que já conseguimos otimizar muito esses procedimentos e consultas que dependiam de orientação do CNJ”, destacou o conselheiro.

IMPRENSA TJMSP

Com informações da Agência CNJ de notícias

Reunião apresenta sugestões para aperfeiçoamento da Justiça militar
Ministro Luiz Fux comanda a reunião

Notícias relacionadas:

Em fundo bege, foto do Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama com o texto

Corpo Diretivo do TJMSP para o biênio 2026/2027 é eleito por aclamação

Postada em |
Categoria: Institucional
Foto de Cleonice Ismael com sorriso aberto na biblioteca do TJMSP. É uma mulher negra com cabelo black power curto. Usa blusa bege com estampa florida, brincos médios de argola larga, uma corrente dourada fina no pescoço e batom rosa.

Consciência Negra no TJMSP: Caminhos que se cruzam

Postada em |
Categoria: Equidade Racial
Na imagem da esquerda para a direiata estão sentados na sala da presidência, nos sofás, o Secretario Direitor -Geral Gilson Rosenfeld Roza, o presidente desembargador militar Enio Luiz Rossetto, direitor da TI Alessandro Gonçalves Torlezi, ASsessor da Presidência Adriano Negão Paladini, Juiz de Direito Dalton Abranches Safi e o Juiz de Direito Substituto Fabrício Alonso Martinez Della Paschoa

CPIAI: novo marco para inovação e inteligência artificial no TJMSP

Postada em |

Noticias