segunda-feira, 14 de agosto de 2023
O Tribunal de Justiça Militar do Estado São Paulo (TJMSP) alcançou o 1º lugar no segmento Justiça Militar Estadual no 7° Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao atingir um Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) de 76,1%. Os resultados da edição 2023 podem ser acessados clicando aqui.
O IDS sintetiza vários indicadores distintos, de modo a permitir uma comparação objetiva entre os Tribunais. Dentre tais indicadores destacam-se: consumo de energia elétrica per capita; consumo de água per capita; número de usuários(as) por veículo; consumo de copos descartáveis per capita; consumo de papel per capita; destinação de papel para reciclagem per capita; e consumo de água envasada descartável per capita.
Ações como a redução do consumo de recursos naturais, insumos e de combustíveis fósseis, o aumento da reciclagem e reaproveitamento de materiais (beneficiando diretamente mais de 50 pessoas que atuam na cooperativa de coleta seletiva) e a participação dos servidores em campanhas solidárias (como o descarte em locais específicos de tampinhas e lacres) foram essenciais para a obtenção da posição de destaque no segmento nesta sétima edição do Balanço. Na sexta, realizada no ano passado, o TJMSP atingiu um IDS de 58,5%, ficando em 3º lugar no segmento.
“Um meio ambiente ecologicamente equilibrado interessa a todos. O empenho dos magistrados e servidores do TJMSP foi essencial para este importante resultado. As ações de preservação ambiental no âmbito do TJMSP terão continuidade para que possamos cumprir nosso dever e dar uma contribuição cada vez mais significativa para a presente e as futuras gerações”, disse o presidente do TJMSP, Orlando Eduardo Geraldi.
Sobre o Prêmio Juízo Verde e o IDS
O Prêmio Juízo Verde foi criado para homenagear iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente ou que contribuam com a produtividade do Poder Judiciário na área ambiental.
A premiação, regulamentada pela Portaria CNJ nº 80/2023 e pela Resolução CNJ nº 416/2021, tem o objetivo de disseminar práticas de sucesso implementadas pelos tribunais brasileiros.
O Prêmio Juízo Verde consta no Programa “Poder Judiciário pelo Meio Ambiente”, que reforça o compromisso com o aperfeiçoamento contínuo dos órgãos judiciários para cumprimento do dever constitucional de defender e preservar o meio ambiente.
O Índice de Desempenho da Sustentabilidade (IDS), junto com os indicadores de produtividade, representa os resultados de um trabalho que vem sendo fomentado desde 2015, com o 1º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, por força da então vigente Resolução CNJ nº 201/2015. O Balanço reflete as ações de cada órgão na execução do respectivo Plano de Logística Sustentável (disciplinado na Resolução CNJ nº 400/2021).
O IDS vem se tornando importante para o reconhecimento dos tribunais que promovem a economia e a gestão eficiente dos recursos, com vistas à proteção ao meio ambiente. O bom resultado alcançado no IDS é fator de reconhecimento no Prêmio Juízo Verde e no Prêmio CNJ de Qualidade.
Por: Imprensa TJMSP com informações do CNJ