Você está em: 

Agenda Institucional

Postada em |

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Na última sexta-feira, dia 1º de setembro, ocorreu no edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) a I Jornada de Direito Militar. O evento lotou o auditório desembargadora Olny Silva e contou com a participação do juiz presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), Orlando Eduardo Geraldi, e do juiz diretor da Escola Judiciária Militar, Silvio Hiroshi Oyama, que mediaram o painel “A contribuição da Justiça Militar para o Estado Democrático de Direito”. O juiz vice-presidente do TJMSP, Paulo Adib Casseb, também participou do evento, palestrando no painel “A Justiça Militar no âmbito dos Estados”.

Juiz presidente Orlando Eduardo Geraldi e outras autoridades presentes na I Jornada de Direito Militar, na Bahia

Nesse mesmo dia, às 20h, o juiz presidente Orlando Eduardo Geraldi ministrou a palestra “O papel da Justiça Militar na Segurança Pública” na Câmara de Vereadores de Taquaritinga/SP.

Nos dias 28 e 29/8, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou a 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento aconteceu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reuniu os presidentes dos tribunais, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística. A reunião teve como objetivo promover o acompanhamento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, por meio da apresentação dos resultados parciais das Metas Nacionais 2023 e do debate de propostas de Metas para o ano de 2024.

2ª Reunião Preparatória do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário

Nos dias 24 e 25/8, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) realizou seu 14º Encontro anual. O evento realizado em Campos do Jordão/SP reuniu a diretoria e advogados associados à entidade. O vice-presidente do TJMSP, Paulo Adib Casseb, participou da abertura e o corregedor-geral Enio Luiz Rossetto prestigiou o evento na sexta-feira, 25/8.

Luiz Perissé Duarte Junior, Enio Luiz Rossetto, Paulo Adib Casseb e Antonio Galvão Peres

No dia 24/8, o corregedor-geral da JMESP, Enio Luiz Rossetto, participou em Brasília/DF do Fórum Nacional das Corregedorias (FENACOR 2023) no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento reuniu os corregedores-gerais do Brasil para debater as metas e diretrizes estratégicas das Corregedorias dos Tribunais (Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Militar, Justiça Eleitoral, Justiça Estadual, respectivos juízes e juízas auxiliares, servidores e servidoras). Os órgãos correcionais nacionais reúnem-se para promover o alinhamento de sua atuação, observando as diretrizes e os normativos emitidos pelo CNJ, bem como a padronização da gestão e a otimização dos recursos através de sistemas nacionais. Foi apresentado um balanço parcial das metas e diretrizes fixadas para 2023 e iniciada a construção conjunta da Estratégia Nacional das Corregedorias para 2024.

Corregedores dos tribunais brasileiros se reúnem em Brasília

Nesta mesma data, o diretor da Escola Judiciária Militar, Silvio Hiroshi Oyama, proferiu palestra na Semana Jurídica da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, tratando de temas relacionados à Justiça Militar Estadual.

Juiz do TJMSP Silvio Hiroshi Oyama em palestra no ABC

Na semana anterior, em 16/8, o TJMSP recebeu a visita dos conselheiros João Paulo Schoucair e Márcio Luiz Coelho de Freitas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acompanhados de outras autoridades civis e militares. Os magistrados do TJMSP recepcionaram a todos no Plenário da Corte castrense e o presidente entregou aos conselheiros o brasão do TJMSP e aos demais visitantes, o livro “Fragmentos Históricos da Justiça Militar Estadual Paulista”.

Juiz presidente Orlando Eduardo Geraldi e magistrados do TJMSP recebem conselheiros do CNJ e outras autoridades

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

A imagem mostra uma servidora observando atentamente a tela de um computador, onde está aberto o formulário da Consulta Pública – Metas do Poder Judiciário 2026. O ambiente é um espaço de trabalho, com mesa clara, teclado e torre de computador da marca Lenovo. O monitor exibe o site da consulta, com texto explicativo sobre o processo participativo. Ao fundo, há outro monitor secundário, parcialmente visível. A servidora está de perfil, usa óculos e transmite concentração na leitura do conteúdo, reforçando a ideia de engajamento institucional com a construção das metas do Judiciário.

Últimos dias para participar da consulta pública sobre as Metas do Poder Judiciário – 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
kimono caído no chão

TJMSP decide por perda de posto e patente de Oficial PM acusado de homicídio de lutador de arte marcial

Postada em |
Categoria: Julgamentos
O desembargador militar Silvio Hiroshi Oyama, corregedor-geral da Justiça Militar Estadual, ao centro, posa para foto com os(as) novos(as) integrantes dos Conselhos Permanentes de Justiça do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, em cerimônia de posse realizada em 1º de julho de 2025. O grupo é composto por oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com representatividade feminina nas três auditorias. Ao fundo, aparecem a imagem do crucifixo, o brasão da Justiça Militar e as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e da Polícia Militar.

Posse de novos(as) integrantes do Conselho de Justiça destaca responsabilidade, inclusão e compromisso institucional

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias