Você está em: 

TJMSP alcança o 1º lugar do segmento Justiça Militar Estadual no iGovTIC-JUD 2023

Postada em |

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) alcançou o 1º lugar do segmento Justiça Militar Estadual no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) 2023, com a pontuação de 86,03. Manteve o grau aprimorado, com melhora no resultado obtido em 2022, quando o tribunal atingiu 80,28 pontos.

O Índice, criado há 8 anos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), objetiva avaliar a maturidade dos órgãos do Poder Judiciário na área da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Neste ano, a média alcançada pelos 94 tribunais e conselhos participantes foi de 86,27 pontos, superior à média de 79,14 no ano passado e de 68,7 pontos em 2021.

Os temas em que o TJMSP mais avançou foram os de Sistemas de Informação, passando de 63,25 em 2022 para 75,82 em 2023; Pessoas, saindo de 79 em 2022 para 90 em 2023; Riscos, Segurança da Informação e Proteção de Dados, em que saltou de 81 em 2022 para 90 neste ano.

Desempenho do TJMSP em 2023

O aprimoramento da maturidade em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC é consequência do fomento de ações para a transformação digital do TJMSP e espelham o esforço do órgão para manter a prestação jurisdicional célere, segura e efetiva. Tais ações foram incentivadas pela digitalização da Justiça, que consolidaram o acesso pelos balcões virtuais, a implantação do Juízo 100% Digital, os serviços disponibilizados pela Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) e outros projetos do Programa Justiça 4.0, desenvolvido pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A melhoria contínua da prestação jurisdicional, com esforços pautados pelas Diretrizes Estratégicas de Nivelamento de TIC, continuará em foco no TJMSP, mirando o grau de excelência.

Estratégia e tecnologia

Conforme a Resolução CNJ nº 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) até 2026, o diagnóstico é realizado anualmente e classifica os órgãos em quatro níveis de maturidade: Baixo, Satisfatório, Aprimorado e Excelência.

O questionário traz perguntas que abrangem todo o universo da estratégia tecnológica, como Transformação Digital, Atendimento e Suporte ao Usuário, Sistemas de Informação, Infraestrutura Tecnológica e Serviços em Nuvem, Segurança da Informação e Proteção de Dados.

Segundo o CNJ, o iGovTIC-JUD 2023 avalia não apenas o crescimento da maturidade tecnológica do Poder Judiciário, como também a interação mais eficaz entre as áreas de TIC e as de negócio dos órgãos. O levantamento aborda temas distribuídos nos eixos de Governança e Gestão de TIC e Gerenciamento de Serviços de TIC, com a avaliação de temas como Transformação Digital, Sistemas de Informação e Atendimento e Suporte ao Usuário.

Os resultados da avaliação estão disponíveis no painel do iGovTIC-JUD.

Por: Imprensa TJMSP, com informações da Agência CNJ de Notícias

Notícias relacionadas:

A imagem mostra uma servidora observando atentamente a tela de um computador, onde está aberto o formulário da Consulta Pública – Metas do Poder Judiciário 2026. O ambiente é um espaço de trabalho, com mesa clara, teclado e torre de computador da marca Lenovo. O monitor exibe o site da consulta, com texto explicativo sobre o processo participativo. Ao fundo, há outro monitor secundário, parcialmente visível. A servidora está de perfil, usa óculos e transmite concentração na leitura do conteúdo, reforçando a ideia de engajamento institucional com a construção das metas do Judiciário.

Últimos dias para participar da consulta pública sobre as Metas do Poder Judiciário – 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
kimono caído no chão

TJMSP decide por perda de posto e patente de Oficial PM acusado de homicídio de lutador de arte marcial

Postada em |
Categoria: Julgamentos
O desembargador militar Silvio Hiroshi Oyama, corregedor-geral da Justiça Militar Estadual, ao centro, posa para foto com os(as) novos(as) integrantes dos Conselhos Permanentes de Justiça do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, em cerimônia de posse realizada em 1º de julho de 2025. O grupo é composto por oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com representatividade feminina nas três auditorias. Ao fundo, aparecem a imagem do crucifixo, o brasão da Justiça Militar e as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e da Polícia Militar.

Posse de novos(as) integrantes do Conselho de Justiça destaca responsabilidade, inclusão e compromisso institucional

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias