O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) promove neste mês ações para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa e como parte da “Semana da Saúde”, que será realizada entre os dias 16 e 20 próximos.
Amanhã, 17/10, magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, terceirizadas e terceirizados poderão vir ao Tribunal com uma peça de roupa cor-de-rosa, com o intuito de divulgar a importância da prevenção do câncer de mama.
Também com o objetivo de conscientização e combate à doença, a fachada do TJMSP ficará iluminada na cor rosa durante o mês.
Noutra inciativa, o Tribunal divulga conteúdos relevantes sobre a doença e sua prevenção, produzidos pelo Programa Prevenir, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).
Sobre o Outubro Rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Tem por objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de incentivar a busca pelos serviços de diagnóstico e de tratamento a fim de contribuir para a redução da mortalidade.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.
Acesse a página do INCA e veja ao final o vídeo com recomendações do Ministério da Saúde para se proteger do câncer de mama.
Sobre a doença
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Para saber mais sobre o câncer de mama e sobre a prevenção, veja a imagem abaixo e acesse a cartilha do INCA.
Por: Imprensa TJMSP