Você está em: 

TJMSP completa 87 anos de história

Postada em |

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Ontem, dia 25 de fevereiro, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) completou 87 anos de história.

Não há nada mais simbólico comemorar o legado da justiça castrense paulista logo depois de celebrar a posse solene de um novo corpo diretivo. Honrando os feitos do passado, vislumbramos os objetivos e os próximos passos dessa importante trajetória.

Reconhecida como a justiça mais antiga do País, a Justiça Militar foi criada em 1º de abril de 1808 com a instituição do Conselho Supremo Militar e de Justiça pelo Príncipe Regente de Portugal, D. João VI. Desde os tempos coloniais, ela tem desempenhado papel fundamental na preservação da disciplina e conduta ética da atuação de oficiais militares. Ao final do século XIX, em 1896, a Justiça castrense foi criada de forma embrionária junto à Força Pública.

Em 1937, a Lei Estadual nº 2.856 determinou a criação do Tribunal Superior de Justiça Militar (TSJM), que se transformou posteriormente no TJMSP. Em 25 de fevereiro, na presença do Governador do Estado e outras autoridades, o TSJM foi instalado provisoriamente no prédio da antiga Caixa Beneficente da Força Pública. O primeiro Presidente do Tribunal foi o Cel. PM Arlindo de Oliveira, que atuou no biênio de 1937/1938. Ao longo dos anos, o Tribunal se consolidou transitando por diferentes locais até se estabelecer em seu edifício-sede permanente na Vila Buarque, na Rua Dr. Vila Nova, nº 285, no ano de 1976.

A posse do presidente Enio Luiz Rossetto marca o início de um novo ciclo, carregado de gratidão pelo trabalho executado nos últimos 87 anos por todos(as) os(as) servidores(as) e magistrados(as).

Parabéns a todo o time do TJMSP e a todos(as) que fazem parte dessa história. Que esta celebração seja não apenas um marco no tempo, mas uma inspiração contínua para todos que atuam em prol de uma sociedade mais justa.

Notícias relacionadas:

Alunos do curso técnico de Recursos Humanos do Senac visitam o TJMSP

Postada em |
Categoria: drh
Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, comandante do IV COMAR, o professor Marco Tulio de Castro Vasconcelos, docente titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico do Mackenzie, e o juiz de Direito Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, da 3ª Auditoria Militar do TJMSP.

Corte prestigia o IV Seminário de Direito e Justiça Militar de São Paulo

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Juiz de Direito do Juízo Militar Titular da 2ª AME, Dr. Lauro Ribeiro Escobar Junior, o Diretor de Recursos Humanos, Leandro Tresinari Granjeiro, o Diretor de Tecnologia da Informação, Alessandro Gonçalves Torlezi e o Supervisor de Serviços de Planejamento e Recursos Humanos José Mario de Castro Bello

TJMSP anuncia novo concurso público com vagas para níveis médio e superior

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Noticias