Você está em: 

TJMSP adere ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples

Postada em |

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Nesta terça-feira (27/2), o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), Enio Luiz Rossetto, firmou virtualmente o compromisso de adesão ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, em parceria com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso. O pacto tem como principal objetivo promover o uso de uma linguagem clara e compreensível na produção das decisões judiciais e na comunicação geral do Judiciário, visando tornar a Justiça mais acessível à população.

Suas diretrizes estabelecem a utilização de linguagem direta e concisa em diversos documentos judiciais, como despachos, decisões, sentenças, votos e acórdãos, bem como a criação de manuais e guias para orientar os cidadãos sobre o significado das expressões técnicas presentes nos textos jurídicos. Em pronunciamentos e eventos promovidos pelo Poder Judiciário, é incentivada a brevidade das falas e o uso de recursos de acessibilidade, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a audiodescrição.

Alinhado com os instrumentos internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil, o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples segue os princípios constitucionais de acesso à Justiça e à informação.

A adesão ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples reforça o compromisso com a democracia e a promoção da igualdade de acesso à informação, incentivando a participação de todos os cidadãos no sistema jurídico. O TJMSP se compromete a promover a formação inicial e continuada dos magistrados e servidores para elaborarem textos em linguagem simples e acessível à sociedade em geral, além de realizar campanhas de conscientização sobre a importância do acesso à Justiça.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Na imagem, vê-se um ambiente organizado de reciclagem ou triagem documental. Há várias pilhas de documentos amarrados com fitas, dispostas sobre degraus ou plataformas. À esquerda, um(a) trabalhador(a) usa luvas amarelas e organiza uma das pilhas; à direita, outro(a) trabalhador(a), com luvas verdes e camiseta vermelha, segura um conjunto de folhas ou pastas. Ao fundo, nota-se uma prensa ou equipamento industrial verde e outras pilhas de material. O cenário é limpo, com foco no manuseio seguro e no acondicionamento dos documentos para descarte ou reciclagem.

Gestão documental do TJMSP, conduzida pela CPAD e CGDM, preserva memória e recicla mais de 2,4 toneladas de materiais

Postada em |
Categoria: Sustentabilidade
Mesa de abertura da Semana Jurídica do TCE

TJMSP prestigia a XXIII Semana Jurídica do TCESP

Postada em |
Categoria: Sem categoria
A imagem mostra um selo circular prateado com o texto “Programa Brasileiro GHG Protocol” na parte superior, acompanhado de uma faixa estilizada nas cores verde, amarela e azul, remetendo à bandeira do Brasil. No centro, em letras cinza e azuis, lê-se: PRATA 2024 Na borda inferior, aparece a inscrição “INVENTÁRIO COMPLETO”, também em azul. O selo simboliza a certificação concedida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol às organizações que publicam inventários completos de emissões de gases de efeito estufa, abrangendo os escopos 1 e 2.

Evento nacional posiciona TJMSP entre instituições comprometidas com a transparência e a agenda climática

Postada em |
Categoria: Sustentabilidade

Noticias