Quer saber mais sobre a importância e as particularidades das Justiças Especializadas? Confira nessa 2ª edição das #PílulasJurídicas do TJMSP, que tem como convidado o Coordenador da Coordenadoria Jurídica, Guilherme Tomaz de Araujo.
Assim como a Justiça do Trabalho e a Justiça Eleitoral, o TJMSP é uma Justiça Especializada, o que garante:
- Conhecimento específico: Cada ramo do direito tem suas complexidades e nuances. As Justiças especializadas têm desembargadores, juízes, promotores e advogados com conhecimento específico nas áreas em que atuam, garantindo uma aplicação mais precisa e eficaz da lei.
- Agilidade processual: A celeridade é real! Por ser um tribunal especializado, em geral os processos aqui no TJM são julgados em até 90 dias. Em estados que não têm um Tribunal de Justiça Militar, policiais que não atuam de forma idônea são julgados pela Justiça Comum, o que pode fazer com que eles passem anos atuando na corporação enquanto aguardam o processo.
- Especialização nas decisões: Os tribunais especializados podem focar em questões específicas, desenvolvendo jurisprudência e precedentes que são relevantes para as suas áreas de atuação. Isso ajuda a criar um corpo consistente de decisões judiciais para orientar casos semelhantes no futuro.
As justiças especializadas desempenham um papel fundamental na administração do sistema judiciário, garantindo que as leis sejam aplicadas de forma adequada e eficiente em áreas específicas do Direito.
Para acompanhar todas as Pílulas Jurídicas, siga o TJMSP no Instagram!
Por: Imprensa TJMSP