Tem interesse em discutir e se atualizar sobre temas ligados à memória e história do Poder Judiciário brasileiro? Entre os dias 7 e 10 de maio acontecerá em São Paulo o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam). As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de abril, exclusivamente através do site oficial do evento, disponível aqui.
Com o tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”, esta edição do Enam proporcionará um espaço de debates e trocas de experiências fundamentais para a preservação e gestão da memória institucional do Judiciário brasileiro. Durante os quatro dias, os participantes terão acesso a palestras, oficinas e visitas técnicas, abordando os eixos de Inovação, Gestão e Preservação da Memória. O evento também contará com a entrega do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2024, que reconhece e valoriza iniciativas de destaque na preservação e gestão da memória judiciária em todo o país.
Realizado anualmente, o Enam foi instituído pela Resolução CNJ nº 316/20. Mais uma vez, neste ano ele acontecerá na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário, 10 de maio, data estabelecida pela mesma resolução.
Nesta edição, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) faz parte da comissão organizadora do evento, que é idealizada pela Escola Judiciária Militar de São Paulo (EJMSP). Em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a organização também é composta pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) e pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
A importância da preservação do passado e do presente para as futuras gerações foi o destaque do último encontro, o qual foi sediado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em 2023. Especialistas das áreas de História, Arquivologia, Museologia e Biblioteconomia reuniram-se para discutir estratégias e práticas que garantam a continuidade da memória institucional dos tribunais brasileiros.
Inscreva-se aqui e ajude a construir esse ambiente de colaboração e reflexão sobre a memória institucional do Poder Judiciário.