Você está em: 

Realizada a 1ª reunião do Comitê de Governança e Gestão Estratégica

Postada em |

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Nessa terça-feira (30/4), o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) promoveu a 1ª reunião do Comitê de Governança e Gestão Estratégica (CGGE), instituído pela resolução nº 104/2024 – AssPres. Com o objetivo de aprimorar as práticas de gestão e governança no TJMSP, o CGGE se baseia em diretrizes importantes sobre o tema, como a Resolução CNJ nº 325/2020, que trata da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, e a Resolução CNJ nº 221/2016, que estabelece princípios de gestão participativa e democrática no Poder Judiciário.

O Comitê tem como principal função promover a governança institucional e acompanhar a implementação da estratégia do TJMSP. Suas atribuições incluem:

  • Acompanhar a efetiva implementação da política de governança, ajustando-a conforme necessário para melhorar o desempenho organizacional;
  • Auxiliar a alta administração na implementação e manutenção de processos e estruturas adequadas à incorporação dos princípios de governança;
  • Promover a transparência, prestação de contas e responsabilização;
  • Coordenar a atuação das estruturas da governança institucional;
  • Fortalecer e monitorar a estratégia do TJMSP;
  • Promover a gestão de riscos e controles;
  • Deliberar sobre propostas relacionadas à governança e à estratégia do TJMSP.

Na oportunidade, foi realizada a Reunião de Análise Estratégica (RAE) referente ao 3º quadrimestre de 2023. As RAE são promovidas com intuito de acompanhar a execução da estratégia institucional através do monitoramento dos indicadores, metas, iniciativas e ações definidos no Plano Estratégico, e essa foi a primeira realizada em conjunto com o Comitê de Governança e Gestão Estratégica (CGGE), criado no último dia 20/3. 

O Comitê é composto pelos desembargadores militares Enio Luiz Rossetto, presidente; o corregedor-geral da Justiça Militar Estadual, Silvio Hiroshi Oyama; o diretor da Escola Judiciária Militar, Paulo Adib Casseb; e o gestor das metas, Clovis Santinon. Também são integrantes o secretário diretor-geral, Gilson Rosenfeld Roza; o assessor técnico de gabinete judiciário, Adriano Negrão Paladini; e o Coordenador de Gestão Participativa e Desenvolvimento Institucional (CGPDI), Hildemar Faria Vasiliauskas.

Reunião foi realizada de forma híbrida

O CGGE se reunirá, no mínimo, ao final de cada quadrimestre, com a possibilidade de reuniões adicionais conforme necessário, promovendo também encontros semestrais com representantes dos comitês de apoio à governança para garantir o alinhamento institucional das deliberações. As decisões serão tomadas em colegiado, com a possibilidade de o presidente exercer o voto de qualidade em caso de empate. 

Essa medida representa um passo significativo para fortalecer a governança e a gestão estratégica no TJMSP, promovendo uma administração ainda mais eficiente e transparente.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Fachada do TJMSP com bandeiras do estado de São Paulo, Brasil e do TJMSP, da esquerda para a direita. A imagem está esmaecida, com efeito pontilhado como filtro. Na parte superior central, há um brasão do TJMSP com o texto Relatório de Gestão 2024-2025.

Relatório de Gestão do biênio 2024–2025 apresenta avanços institucionais da Presidência de Enio Luiz Rossetto

Postada em |
Categoria: Institucional
Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |

Noticias