Você está em: 

Com participação do TJMSP, Mutirão Pop Rua Jud é iniciado na Praça da Sé, em São Paulo

Postada em |

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Na manhã de hoje (10/5), foi iniciado o Mutirão Pop Jud Sampa + Registre-se, que visam promover o acesso da população em situação de rua a serviços públicos, assistência social, saúde e Justiça. A força-tarefa ocorrerá na Praça da Sé, no centro de São Paulo, ao longo de toda a semana (13 a 17 de maio), das 9h às 15h.

Tendas estruturadas na Praça da Sé para a realização do Pop Rua Jud
Tendas estruturadas na Praça da Sé para a realização do Pop Rua Jud

O Pop Jud Sampa é uma iniciativa organizada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região que reúne mais de 70 entidades, incluindo o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), que participará pela primeira vez nesta edição. A lista é composta por instituições do poder público federal, estadual e municipal, incluindo organizações da sociedade civil. Ela acontecerá em conjunto com o evento Registre-se, a 2ª edição da Semana Nacional de Registro Civil, que vai possibilitar a expedição de RG, CPF, certidões (nascimento, casamento e óbito), entre outros documentos. Nessa ocasião, o atendimento terá como foco indígenas e indivíduos em processo de reintegração após deixarem o sistema prisional.

Participantes do Pop Rua Jud aguardando atendimento
Participantes do Pop Rua Jud aguardando atendimento

Além da emissão de documentos e da assistência de saúde e bem-estar, serão oferecidos atendimentos de cidadania, como cadastro e atualização em programas sociais, requerimento de benefícios, pesquisa de oportunidades de emprego e orientações sobre questões jurídicas ou particulares à experiência de grupos específicos, como migrantes, egressos do sistema penitenciário, mulheres que sofreram violência de gênero e pessoas LGBTQIA+.

Após a solenidade de abertura realizada no Palácio da Justiça, foi realizada uma visita ao mutirão com a presença de Enio Luiz Rossetto, presidente do TJMSP; Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça e corregedor nacional de Justiça no CNJ; Carlos Muta, Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; Fernando Antonio Torres Garcia, presidente do TJSP; José Antonio Encinas Manfré, vice-presidente do TRE-SP; dentre outras autoridades.

Autoridades reunidas na abertura do evento
Autoridades reunidas na abertura do evento
Enio Luiz Rossetto com autoridades no mutirão Pop Rua Jud
Enio Luiz Rossetto com autoridades no mutirão Pop Rua Jud
Enio Luiz Rossetto com autoridades no mutirão Pop Rua Jud
Enio Luiz Rossetto com autoridades no mutirão Pop Rua Jud

Conheça o Comitê Regional Pop Rua Jud/SP
O Comitê foi estabelecido pelos presidentes do TJMSP, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3), Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região (TRT-2), Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (TRT-15) e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em conformidade com suas competências legais e regimentais. De forma permanente, a iniciativa visa promover políticas públicas judiciais destinadas a atender às necessidades das pessoas em situação de rua na região, e tem como base a Resolução CNJ n.º 425/2021, que institui a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e coordena esforços para garantir o acesso à justiça e promover a cidadania para essa população vulnerável.

Atuando de maneira multinível, multissetorial e interinstitucional, o Comitê surgiu em consonância com os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil de construir uma sociedade mais justa e solidária, reduzindo as desigualdades sociais e promover o bem-estar de todos os cidadãos. A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, especialmente os relacionados à erradicação da pobreza, à redução das desigualdades e à promoção da justiça e instituições eficazes.

O Comitê Regional Pop Rua Jud/SP é composto por representantes dos Tribunais, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, da Ordem dos Advogados, além de instituições e organizações da sociedade civil envolvidas com os eixos de assistência social e habitação. Nas suas atribuições estão a realização de reuniões periódicas, construção de redes interinstitucionais de atendimento, o monitoramento e avaliação das ações relacionadas aos direitos das pessoas em situação de rua.

O TJMSP se orgulha de participar deste importante esforço regional em prol dos direitos humanos e da justiça social, reafirmando seu compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Fachada do CNJ

CNJ consulta tribunais sobre criação da Certidão Nacional Criminal

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Mesa com autoridades na solenidade de entrega da Medalha Grã-Cruz do TRT-2

Judiciário Paulista é agraciado com a Medalha Grã-Cruz do TRT da 2ª Região

Postada em |
A servidora Seila Rodrigues Penteado está sentada em sua estação de trabalho, sorridente, olhando para a câmera. Ela usa óculos de grau e uma blusa branca de mangas curtas. Com a mão direita no teclado, aparece diante de dois monitores: o da esquerda exibe uma planilha do Excel e o da direita mostra uma tela azul com informações administrativas. O ambiente é um escritório iluminado, com móveis de madeira clara e outros equipamentos de trabalho ao fundo.

Das muitas cores de setembro: vozes que revelam a dignidade na inclusão

Postada em |
Categoria: Acessibilidade

Noticias