Você está em: 

Conheça o Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do TJMSP

Postada em |

sexta-feira, 17 de maio de 2024

No contexto da crescente busca pela igualdade de gênero e pela promoção da participação feminina em todas as esferas da sociedade, em 18 de outubro de 2021 o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) tomou uma medida significativa. Em consonância com a Resolução nº 255, que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a Convenção das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, bem como com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, foi instituído o Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina por meio da portaria nº 350/2021 AssPres.

A atuação do Comitê é respaldada pela legislação nacional e internacional que defende a igualdade de gênero como um direito fundamental, e tem como principal objetivo ampliar a participação feminina em todas as áreas do TJMSP. Para alcançar esse objetivo, suas atribuições incluem:

  1. Informação: O Comitê realiza o diagnóstico da ocupação feminina em cargos de direção, indicação em bancas de concurso, contratação de terceirizados e estágio. Esses indicadores são documentados, fornecendo uma base sólida para avaliar o progresso e identificar áreas que necessitam de mais atenção;
  2. Capacitação: Em parceria com a Escola Judiciária Militar (EJMSP), podem ser divulgadas ou promovidas iniciativas de capacitação voltadas para mulheres, visando aumentar sua representatividade em cargos de liderança e tomada de decisão;
  3. Propor políticas internas: O Comitê será responsável por incentivar a implementação de políticas institucionais internas que valorizem e incentivem a participação das mulheres em todos os níveis da Justiça Militar Estadual.

Coordenado pela Juíza de Direito Substituta Maria Elisa Terra Alves, o grupo é composto pelas servidoras Adriana de Souza Miniguiti, Oficial de Gabinete Judiciário; Damaris Alves de Santana, Chefe de Seção Judiciário; e Simone Toito Taipina Gaziola, Escrevente Técnico Judiciário.

A atuação do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina cumpre um papel importante na promoção da igualdade de gênero, mas conta com todas as unidades do TJMSP para contribuir com o aumento da representatividade feminina na instituição.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |
Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, o Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda e os(as) Promotores(as) de Justiça Giovanna Ortolano Guerreiro, Rita Assumpção e Bruno Servello Ribeiro. A comitiva foi recebida pelo Capitão PM Mauricio Bijarta Ferraioli, pela Coronel PM Luciana Bachiega, pelo Coronel PM Denis Izumida, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, pelo Coronel PM Erick Gomes Bento, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo Coronel PM José Augusto Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Membros do Ministério Público e do TJMSP visitam o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar 

Postada em |

Noticias