Você está em: 

Trajetórias de valor: Confira a 10ª entrevista da série!

Postada em |

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Rosana Aparecida Alves dos Santos ingressou no Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) em julho de 1989 por influência de seu pai, que na época atuava na Assessoria Policial Militar desta Corte e sugeriu que ela prestasse o concurso. Rosana ainda trabalhava como auxiliar de escritório em uma loja de ferramentas e confessa que não conseguiu se dedicar tanto aos estudos para a prova, mas ainda assim foi aprovada – e esse passo foi determinante na sua carreira, já que no próximo mês ela completa 35 anos de casa.

Sua trajetória foi iniciada no cartório da 3ª Auditoria, e pouco depois ela foi convidada para participar da implantação da área de Tecnologia da Informação (antigo Centro de Processamento de Dados – CPD). Ela conta que foi a sua experiência profissional mais desafiadora, pois todos ainda estavam aprendendo o básico sobre informática. “Fizemos vários cursos e nos desenvolvemos bastante em pouco tempo. Tivemos que nos dedicar, trabalhando até em finais de semana, mas ver os equipamentos montados e os sistemas funcionando foi uma alegria imensa pra todos os envolvidos”, relembra.

Atualmente, Rosana atua como Chefe da Seção de Apoio Administrativo no Cartório Criminal. Seu cargo envolve uma série de responsabilidades, como a devolução de objetos e emissão de certidões. A satisfação que ela encontra no trabalho vem, em grande parte, da possibilidade de atender bem ao público. “O aspecto mais gratificante é quando eu atendo uma pessoa e ela me retorna falando que o nosso atendimento foi muito bom e esclarecedor”, conta Rosana. Ela destaca a importância de tratar a todos com respeito e educação, valores que aprendeu com seus pais.

Ao refletir sobre suas quase três décadas e meia de serviço, Rosana destaca a evolução tecnológica e administrativa do TJMSP ao longo desse período, no qual ela percebe importantes saltos proporcionados pela transformação digital. Ela se orgulha por ter contribuído com o início desse movimento que deixou para trás as máquinas de escrever e, hoje, até mesmo os processos físicos.

A história de Rosana é um exemplo de como o empenho e a disposição para enfrentar novos desafios podem contribuir com importantes transformações da organização, que, com o apoio de cada servidor(a), está em constante evolução.

Quer conhecer outras Trajetórias de Valor do TJMSP? Acompanhe aqui ou no perfil do TJMSP no Instagram – @tjmspoficial!

Foto de Rosana sorrindo ao lado de uma planta.
Rosana Aparecida Alves dos Santos

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Grupo de Trabalho coordenado por Helena Mercês Claret da Mota, secretária da SDHRI, e composto pelos seguintes integrantes: Marcelo Weitzel Rabello de Souza (secretário de Promoção dos Direitos das Vítimas); Andrea Cristina Marangoni Muniz (ouvidora das Mulheres do MPM); Caroline de Paula Oliveira Piloni (secretária-adjunta de Promoção dos Direitos das Vítimas); Karollyne Dias Gondim Neo (secretária-adjunta de Direitos Humanos); e Cristiane Pereira Machado (coordenadora do Núcleo de Incentivo à Autocomposição).

Protocolo de Atuação com Perspectiva de Gênero é lançado pelo Ministério Público Militar

Postada em |
Des. mil. Ricardo Juhás Sanches, Cel. Beatriz de Assis Bastos, Morassi, promotora de justiça Giovana Ortolano Guerreiro, Cel Hugo Araujo dos Santos e des. mil. Orlando Eduardo Geraldi

Direitos Humanos na Era Digital é foco de evento da Polícia Militar Rodoviária no TJMSP

Postada em |
Categoria: Institucional
Presidentes dos Tribunais de Justiça na abertura do XVI Consepre, em São Luís, Maranhão

Presidente do TJMSP participa da abertura do XVI Encontro do Consepre

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias