quarta-feira, 14 de maio de 2025
Na manhã da terça-feira, 13 de maio, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, des. mil. Enio Luiz Rossetto, foi homenageado com a Medalha “Capitão PM Alberto Mendes Júnior”. Realizada na sede do 1º Batalhão de Polícia de Choque, na capital paulista, a solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, além de veteranos da Polícia Militar.
A condecoração foi entregue ao des. mil. Rossetto pelo Coronel Antônio Augusto Neves, que presidiu o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo nos biênios 1984/1985 e 1994/1995. O convite para a cerimônia partiu do Comandante do Policiamento de Choque, Coronel PM Valmor Saraiva Racorti.
Durante a solenidade, também foram agraciados veteranos que participaram da histórica operação contra a guerrilha da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) no Vale do Ribeira, em maio de 1970 — episódio que marca o sacrifício do então Tenente PM Alberto Mendes Júnior, brutalmente assassinado após ser capturado por militantes armados durante o confronto.
Instituída pelo Decreto nº 63.862, de 28 de novembro de 2018, a Medalha “Capitão PM Alberto Mendes Júnior” é destinada a reconhecer civis, militares e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo, à população paulista, à Polícia Militar e ao Comando de Policiamento de Choque. O reconhecimento também celebra ações que contribuam para a valorização da corporação.
A figura do Capitão Alberto Mendes Júnior — promovido postumamente — é símbolo do sacrifício extremo em prol da sociedade. Ao cumprir sua missão no combate à guerrilha, Mendes foi capturado, julgado por um tribunal clandestino e brutalmente executado. Seu exemplo permanece vivo na memória da Polícia Militar paulista como herói e mártir da corporação. Sua efígie, inclusive, é reproduzida na medalha que leva seu nome, sob custódia do Comando de Policiamento de Choque.
Por Imprensa TJM