Você está em: 

Justiça Militar paulista prestigia posse no STF

Postada em |

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), Desembargador Militar Enio Luiz Rossetto, esteve em Brasília para prestigiar a cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada na segunda-feira, 29.

A solenidade, realizada no plenário do STF, reuniu autoridades dos Três Poderes da República, ministros de Estado, magistrados de diversas cortes do país, representantes da advocacia, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de entidades da sociedade civil.

Em seu discurso de posse, o ministro Fachin destacou o compromisso da Suprema Corte com a defesa da democracia, a proteção dos direitos fundamentais e o fortalecimento do sistema de justiça, ressaltando ainda o papel do CNJ na promoção de uma prestação jurisdicional mais célere, transparente e acessível a todos os cidadãos.

Des. Valdir Florindo (presidente do TRT 2ª Região), Des. Fernando Antonio Torres Garcia (presidente do TJSP), Des. Ana Paula Pellegrina Lockmann (presidente do TRT 15ª Região), Des. Mil. Enio Luiz Rossetto (presidente do TJMSP), Des. Silmar Fernandes (presidente TRE-SP), Des. Carlos Muta (presidente TRF 3ª Região) – Crédito Antonio Augusto (STF)

No dia seguinte à posse, o presidente do STF se reuniu com presidentes e representantes de todos os tribunais superiores, estaduais de segunda instância, regionais federais, militares, eleitorais e trabalhistas do país. Nos encontros, o ministro Edson Fachin reiterou o compromisso com o diálogo e a atuação conjunta dos gestores da Justiça brasileira para enfrentar o que classificou como uma “clivagem” entre o Judiciário e a sociedade.

“Essa é uma sinalização de abertura ao diálogo franco, com o devido respeito à autonomia e à competência constitucional de cada tribunal”, afirmou o ministro. “Mas é também um convite para nos auxiliar a diagnosticar o presente e encontrar caminhos para essa clivagem que muitas vezes se coloca entre o Poder Judiciário e a sociedade brasileira”.

Para o presidente do TJMSP, a participação nos dois momentos reafirma a relevância da Justiça Militar Estadual no cenário nacional. “O Supremo e o CNJ têm papel central no sistema de Justiça brasileiro. Estar presente em um momento histórico como este é, além de uma honra, uma oportunidade de reforçar a integração da Justiça Militar com as demais instituições e de compartilhar a responsabilidade de fortalecer o Estado Democrático de Direito”, afirmou o desembargador militar Enio Luiz Rossetto.

As agendas em Brasília foram marcadas pelo simbolismo da transição no comando do STF e pelo reconhecimento da trajetória do ministro Fachin, que assume a presidência da mais alta corte do país em um período de desafios e de grande expectativa da sociedade em relação ao Judiciário.

Por: Imprensa TJMSP com informações do STF e CNJ

ods 16

Notícias relacionadas:

Autoridades, sendo uma mulher e seis homens, formalmente vestidos estão em pé atrás de uma mesa de honra na cerimônia de posse de 31 juízes e juízas federais do TRF3

Presidente do TJMSP participa de solenidade de posse de novos juízes federais no TRF3

Postada em |
Sete autoridades, sendo três mulheres e quatro homens, vestidas de maneira formal postadas lado a lado em um palco, em cerimônia de posse da nova reitoria da USP

Justiça Militar paulista prestigia posse do novo reitor e da vice-reitora da USP

Postada em |

Chefe do Legislativo Estadual recebe convite para cerimônia de posse do novo corpo diretivo do TJMSP

Postada em |

Noticias