quarta-feira, 20 de setembro de 2023
O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) alcançou o 1º lugar do segmento Justiça Militar Estadual no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) 2023, com a pontuação de 86,03. Manteve o grau aprimorado, com melhora no resultado obtido em 2022, quando o tribunal atingiu 80,28 pontos.
O Índice, criado há 8 anos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), objetiva avaliar a maturidade dos órgãos do Poder Judiciário na área da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Neste ano, a média alcançada pelos 94 tribunais e conselhos participantes foi de 86,27 pontos, superior à média de 79,14 no ano passado e de 68,7 pontos em 2021.
Os temas em que o TJMSP mais avançou foram os de Sistemas de Informação, passando de 63,25 em 2022 para 75,82 em 2023; Pessoas, saindo de 79 em 2022 para 90 em 2023; Riscos, Segurança da Informação e Proteção de Dados, em que saltou de 81 em 2022 para 90 neste ano.
Desempenho do TJMSP em 2023
O aprimoramento da maturidade em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC é consequência do fomento de ações para a transformação digital do TJMSP e espelham o esforço do órgão para manter a prestação jurisdicional célere, segura e efetiva. Tais ações foram incentivadas pela digitalização da Justiça, que consolidaram o acesso pelos balcões virtuais, a implantação do Juízo 100% Digital, os serviços disponibilizados pela Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) e outros projetos do Programa Justiça 4.0, desenvolvido pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A melhoria contínua da prestação jurisdicional, com esforços pautados pelas Diretrizes Estratégicas de Nivelamento de TIC, continuará em foco no TJMSP, mirando o grau de excelência.
Estratégia e tecnologia
Conforme a Resolução CNJ nº 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) até 2026, o diagnóstico é realizado anualmente e classifica os órgãos em quatro níveis de maturidade: Baixo, Satisfatório, Aprimorado e Excelência.
O questionário traz perguntas que abrangem todo o universo da estratégia tecnológica, como Transformação Digital, Atendimento e Suporte ao Usuário, Sistemas de Informação, Infraestrutura Tecnológica e Serviços em Nuvem, Segurança da Informação e Proteção de Dados.
Segundo o CNJ, o iGovTIC-JUD 2023 avalia não apenas o crescimento da maturidade tecnológica do Poder Judiciário, como também a interação mais eficaz entre as áreas de TIC e as de negócio dos órgãos. O levantamento aborda temas distribuídos nos eixos de Governança e Gestão de TIC e Gerenciamento de Serviços de TIC, com a avaliação de temas como Transformação Digital, Sistemas de Informação e Atendimento e Suporte ao Usuário.
Os resultados da avaliação estão disponíveis no painel do iGovTIC-JUD.
Por: Imprensa TJMSP, com informações da Agência CNJ de Notícias