O III Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília.
O presidente do Supremo Tribunal Federal e Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli; o presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, participaram da abertura do evento.
O presidente do STF falou sobre a atuação do Poder Judiciário brasileiro e que algumas críticas devem ser combatidas com uma comunicação eficaz.
Toffoli usou como base uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que apurou que apenas 5% dos entrevistados se considera bem informado quando o tema é a justiça.
Uma ação importante para colaborar com a comunicação de todo o Judiciário foi a assinatura da Portaria 198, que cria o Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário, regulamenta a instalação da Plataforma de Comunicação Integrada do Poder Judiciário (espaço unificado de informação e difusão), e a Rádio CNJ, via web.
O objetivo do Encontro foi a troca de experiências entre os tribunais brasileiros e apresentação de temas importantes como novas ferramentas e assuntos que podem proporcionar uma comunicação mais eficiente com a sociedade.