Você está em: 

Agenda Institucional

Postada em |

sexta-feira, 2 de junho de 2023

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), Orlando Eduardo Geraldi, participou, no último dia 25, da abertura do 40° Congresso Brasileiro de Direito Constitucional promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC).

O evento, que ocorreu nos dias 25 e 26 de maio no auditório do TJMSP, teve como eixos temáticos os Poderes da República e a Reforma Política e foi realizado em homenagem a Celso Ribeiro Bastos – in memoriam. Professores e autoridades do Judiciário, do Ministério Público e da Advocacia debateram temas como a separação dos poderes, colegialidade e individualidade no processo de deliberação, gestão, plebiscito e referendo, entre outros. O professor Elival da Silva Ramos, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Ramos Tavares, e a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora Marisa Santos, estiveram entre os expositores.

Também no dia 25, à tarde, o presidente do TJMSP, Orlando Eduardo Geraldi, prestigiou a posse da desembargadora Angela Moreno Pacheco de Rezende Lopes no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). A cerimônia aconteceu no Palácio da Justiça e foi presidida pelo presidente da Corte, desembargador Ricardo Mair Anafe.

No dia 26/5, o presidente do TJMSP participou, no Palácio dos Bandeirantes, da formatura de oficiais no Curso de Segurança Institucional coordenado pela Secretaria da Casa Militar. Em seu discurso, o presidente enalteceu a responsabilidade advinda com os novos conhecimentos adquiridos. “Para além do comprometimento, característica comum de todos que aqui se formam, os senhores adquiriram conhecimento. Saem, portanto, com a responsabilidade aumentada não só para o desempenho da função, como também para replicar esse conhecimento”, concluiu.

Já no dia 28/5, o presidente participou de uma reunião-almoço promovida pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), a qual contou com palestra da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia.

No dia 31/5, oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) assistiram a uma audiência na 1ª Auditoria Militar da JMESP, como parte do Curso de Polícia Judiciária.

No dia 1º/6, o presidente do TJMSP e do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais Estaduais de Justiça Militar do Brasil, Orlando Eduardo Geraldi, participou, em Brasília/DF, da reunião de trabalho com os presidentes de tribunais de segunda instância. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, realizadora do encontro, afirmou sua total confiança na competência, na qualidade do trabalho e no engajamento funcional do Poder Judiciário.

Censo do Poder Judiciário, audiências de custódia, inteligência artificial e Banco Nacional de Mandados de Prisão foram alguns dos assuntos tratados, todos voltados para o engajamento dos tribunais para alcançar melhores resultados na prestação jurisdicional. O presidente Orlando Eduardo Geraldi compôs a mesa de trabalhos e, em sua fala, destacou a necessidade de o CNJ conhecer mais de perto a realidade dos tribunais, sobretudo os de pequeno porte, os quais, não obstante a estrutura enxuta, são demandados da mesma forma que os tribunais de grande porte. Ao comentar a proposta de emenda à Constituição que visa ao aumento de competência das justiças militares, o presidente pediu o apoio da ministra Rosa Weber, salientando que o fortalecimento da Justiça Castrense também passa pela previsão de um assento no CNJ para esta Especializada. Geraldi ainda solicitou aos presidentes de Tribunais de Justiça que apoiem os juízes e as juízas que atuam nas respectivas varas/auditorias militares, haja vista o reflexo direto do trabalho que é ali realizado nas respectivas Corporações e na Segurança Pública de seus estados. No mais, o presidente renovou o compromisso com modernização das Cortes e com a realização do Censo do Poder Judiciário, destacnado que cerca de 80% dos servidores e todos os magistrados do TJMSP, na primeira e segunda instâncias, já responderam ao questionário.

Também participaram do encontro em Brasília o vice-presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; o presidente do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador Carlos Alberto França; o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador José Amilcar Machado; o presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, desembargador Roberto Frank; o secretário-geral do CNJ, Gabriel da Silveira Matos; o secretário especial de programas, pesquisas e gestão estratégica do CNJ, Ricardo Fioreze; além dos presidentes dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais de Justiça Militar, dos Tribunais Regionais Eleitorais e dos Tribunais Regionais do Trabalho.

Na manhã do dia 2/6, o presidente do TJMSP prestigiou a formatura de 187 alunos oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Autoridades civis e militares, familiares e amigos dos formandos acompanharam a cerimônia. Seguindo a tradição, o presidente do TJMSP entregou a espada à primeira colocada da turma em Ciências Jurídicas, Priscilla Lobo de Andrade Silva. Já o primeiro colocado geral recebeu a espada do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que também foi o paraninfo da Turma de Aspirantes 2023. Também compareceram o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite; o secretário da Justiça e Cidadania, Fabio Prieto; o secretário da Administração Penitenciária Marcelo Streifinger; o prefeito Ricardo Nunes e outras autoridades.

Por: Imprensa TJMSP

Marisa Santos, Orlando Eduardo Geraldi, Ossana Chememian Tolmajian e Silvio Hiroshi Oyama
Cesar Ciampolini Neto, Angela Moreno Pacheco de Rezende Lopes, Orlando Eduardo Geraldi e Jane Franco Martins
Presidente do TJMSP discursa em evento no Palácio dos Bandeirantes
Reunião no IASP com a presença da ministra Carmen Lúcia
Oficiais da PM acompanham audiência na 1ª Auditoria Militar como parte do Curso de Polícia Judiciária.
Presidente do TJMSP fala durante encontro de presidentes de Tribunais em Brasília
Autoridades acompanham formatura na Academia de Polícia Militar do Barro Branco
Presidente Orlando Eduardo Geraldi entrega a espada à primeira colocada em Ciências Jurídicas Priscilla Lobo de Andrade Silva.]
Presidente do TJM e o Comandante da Academia Cel PM Marcos de Paula Barreto com familiares da aluna agraciada.

Notícias relacionadas:

Placa de identificação na cor preta com moldura amarela, fixada em parede clara. No centro da placa, está escrito em letras maiúsculas e amarelas: “CARTÓRIO CÍVEL” na primeira linha, e logo abaixo, em destaque: “6ª AUDITORIA”. A tipografia é simples e legível, com alinhamento centralizado.

6ª Auditoria Militar Estadual completa 10 anos de atuação com estrutura cível especializada

Postada em |
Categoria: Institucional
Imagem com fundo azul claro. À esquerda, está o logotipo do Banco de Sentenças das Justiças Militares, composto pelas letras “B” e “S” estilizadas em branco, acompanhadas de um martelo de juiz. Ao lado, o nome da plataforma aparece em letras brancas: BANCO DE SENTENÇAS Justiças Militares Abaixo do logotipo, em destaque, a frase: Banco de Sentenças das Justiças Militares é finalista do Prêmio CONIP 2025 À direita da imagem, há uma ilustração de um monitor de computador com a tela inicial da plataforma aberta.

Banco de Sentenças das Justiças Militares é finalista do Prêmio CONIP 2025

Postada em |
Categoria: Inovação
Cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco conduzem o cortejo simbólico de seis combatentes da Revolução de 1932

Presidente do TJMSP participa das comemorações dos 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Noticias