Você está em: 

TJMSP lança cartilha de Comunicação Inclusiva com princípios de diversidade e inclusão

Postada em |
Categoria: Institucional

A Assistência de Imprensa e Comunicação do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) lançou a cartilha Comunicação Inclusiva: Princípios de Diversidade e Inclusão. A cartilha segue diretrizes e boas práticas de instituições como o Conselho Nacional de Justiça, que tem adotado uma linguagem acessível e inclusiva em seus canais, e conta com exemplos do próprio CNJ, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O material pode ser consultado neste link.

O documento apresenta diretrizes para a produção de conteúdos que considerem as diferentes dimensões da diversidade, pensando em marcadores como gênero, raça, etnia, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, faixa etária, classe social, entre outros. O objetivo é promover a equidade e prevenir reproduções de estereótipos ou discriminações na comunicação institucional. 

Entre os princípios destacados na cartilha estão:

  • O cuidado com o uso da linguagem, evitando termos excludentes ou que reforcem preconceitos estruturais;
  • A centralidade da pessoa e não de suas características e identidades;
  • Vieses inconscientes que influenciam no cotidiano, na comunicação e em tomadas de decisão;
  • Recursos de acessibilidade necessários em diferentes contextos;
  • A responsabilidade institucional na escolha de como se comunicar, que devem refletir o compromisso do TJMSP com direitos humanos e a inclusão.

A publicação também traz exemplos práticos, sugestões de expressões mais adequadas e orientações sobre abordagens respeitosas e assertivas, fortalecendo o papel estratégico da comunicação para a transformação cultural no ambiente público.

A cartilha está disponível para servidores(as), magistrados(as), profissionais das Assessorias de Comunicação de outros tribunais e demais interessados(as). Essa iniciativa integra as ações do TJMSP voltadas à promoção da cidadania, dos direitos humanos e da construção de um ambiente institucional mais justo, plural e acolhedor.

Notícias relacionadas:

O desembargador militar Silvio Hiroshi Oyama, corregedor-geral da Justiça Militar Estadual, ao centro, posa para foto com os(as) novos(as) integrantes dos Conselhos Permanentes de Justiça do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, em cerimônia de posse realizada em 1º de julho de 2025. O grupo é composto por oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com representatividade feminina nas três auditorias. Ao fundo, aparecem a imagem do crucifixo, o brasão da Justiça Militar e as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e da Polícia Militar.

Posse de novos(as) integrantes do Conselho de Justiça destaca responsabilidade, inclusão e compromisso institucional

Postada em |
Categoria: Institucional
Participantes do Coral TJMSP reunidos atrás de mesa com lanche comemorativo de aniversário de 1 ano

Coral TJMSP celebra seu primeiro aniversário

Postada em |
Categoria: Coral TJMSP
Em fundo azul escuro, com texto branco, Revista Eletrônica do TJMSP - Doutrina e Jurisprudência

Revista Eletrônica do TJMSP recebe artigos até 30 de agosto

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias