Você está em: 

TJMSP passa a emitir certidões cíveis de 1ª instância de forma online

Postada em |

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) acaba de lançar um novo serviço em seu site institucional: a emissão online de certidões cíveis de 1ª instância. A melhoria foi possibilitada com o lançamento de um novo sistema, desenvolvido internamente no tribunal. Com ele, cidadãs, cidadãos, servidoras, servidores, magistradas e magistrados poderão obter as certidões de maneira rápida, prática e segura, sem precisar realizar a solicitação ao Cartório Cível da JMESP.

O lançamento do novo sistema para emissão dessas certidões faz parte do projeto de transformação digital da Justiça Militar Estadual e amplia as iniciativas do tribunal nesse sentido – o TJMSP já possibilitava a emissão de certidões negativas de antecedentes criminais em seu portal institucional, além de oferecer serviços online como o Balcão Virtual, por exemplo. O serviço de emissão online de certidões continuará sendo aperfeiçoado, contemplando inclusive a 2ª instância.

A transformação digital do TJMSP é uma das metas estabelecidas no Plano Estratégico da instituição para o período 2021-2026, além de atender diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o programa “Justiça 4.0”, que visa tornar o sistema judiciário brasileiro mais próximo da sociedade ao disponibilizar novas tecnologias e inteligência artificial, impulsionando a transformação digital do Judiciário para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis. Ao promover soluções digitais colaborativas que automatizam as atividades, o TJMSP garante mais produtividade, celeridade, governança e transparência dos processos.

Para realizar a emissão de certidões cíveis de 1ª instância, basta acessar o sistema no portal do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

A imagem mostra uma servidora observando atentamente a tela de um computador, onde está aberto o formulário da Consulta Pública – Metas do Poder Judiciário 2026. O ambiente é um espaço de trabalho, com mesa clara, teclado e torre de computador da marca Lenovo. O monitor exibe o site da consulta, com texto explicativo sobre o processo participativo. Ao fundo, há outro monitor secundário, parcialmente visível. A servidora está de perfil, usa óculos e transmite concentração na leitura do conteúdo, reforçando a ideia de engajamento institucional com a construção das metas do Judiciário.

Últimos dias para participar da consulta pública sobre as Metas do Poder Judiciário – 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
kimono caído no chão

TJMSP decide por perda de posto e patente de Oficial PM acusado de homicídio de lutador de arte marcial

Postada em |
Categoria: Julgamentos
O desembargador militar Silvio Hiroshi Oyama, corregedor-geral da Justiça Militar Estadual, ao centro, posa para foto com os(as) novos(as) integrantes dos Conselhos Permanentes de Justiça do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, em cerimônia de posse realizada em 1º de julho de 2025. O grupo é composto por oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com representatividade feminina nas três auditorias. Ao fundo, aparecem a imagem do crucifixo, o brasão da Justiça Militar e as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e da Polícia Militar.

Posse de novos(as) integrantes do Conselho de Justiça destaca responsabilidade, inclusão e compromisso institucional

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias