A Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (APMTJM) realizou cerimônia de valorização de seus integrantes na manhã do dia 18/10, iniciada com a entrega de láureas de mérito pessoal. Em seguida, foi feito o descerramento do retrato do capitão da Polícia Militar Yuri Marsiniak, o qual foi posteriormente disposto na galeria de ex-comandantes da APMTJM. O capitão Marsiniaki esteve à frente da Assessoria no biênio 2020/2021 e foi homenageado por magistrados, policiais militares, amigos e familiares.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), Orlando Eduardo Geraldi. Junto ao Diretor da Escola Judiciária Militar (EJMSP), juiz Silvio Hiroshi Oyama, o presidente prestou uma homenagem ao decano da Corte, juiz Avivaldi Nogueira Junior, que se aposenta no final de outubro. Após receber uma placa e os cumprimentos de autoridades, convidados e servidores, o magistrado agradeceu a homenagem. Ele foi reconhecido pelos mais de 25 anos de firme atuação na Corte Castrense Bandeirante, marcada por sua dedicação exemplar, compromisso profissional, equilíbrio indelével e ilibada reputação, traços que nortearam sua vida pública e que certamente fortaleceram a justiça militar no cumprimento de sua missão constitucional.
No dia 19/10, o presidente do TJMSP, Orlando Eduardo Geraldi, esteve no Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário de São Paulo. Ele prestigiou a posse solene dos desembargadores Marco Fábio Morsello, Jair de Souza e Daniela Maria Cilento Morsello. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), desembargador Ricardo Mair Anafe. Além de autoridades dos três Poderes, familiares e amigos compareceram à solenidade.
Entre os dias 17 e 19/10, o TJMSP recebeu estudantes do curso de Direito da Universidade Paulista (Unip), da Universidade Estácio de Sá e da Faculdade Anhanguera. Os alunos participaram de uma visita com monitoria da Escola Judiciária Militar (EJM), durante a qual tiveram contato com o ambiente da Justiça Militar Estadual em sua sede. Após conhecerem as Auditorias, Cartórios e salas de audiência, eles visitaram a Biblioteca, o Auditório, o Espaço Memória do TJMSP e o Plenário do Tribunal.
No dia 24/10, o corregedor-geral da Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Enio Luiz Rossetto, participou em Brasília/DF do Simpósio “A Justiça Militar da União em Transformação: debates para um novo horizonte”. O evento aconteceu no Superior Tribunal Militar (STM) e reuniu magistrados da Justiça Militar de todo o país.
Em 25/10, o Auditório do TJMSP foi palco do “2º Fórum da Rede SustentAção SP”, evento híbrido que teve transmissão ao vivo e está disponível pelo canal da Rede no YouTube. O fórum contou com duas palestras que abordaram temas de grande relevância, relacionados à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental. Na ocasião, Denize Cavalcanti, Executiva Pública na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, abordou o tema das “Contratações Sustentáveis”, mediada por Fábio Mauricio Lima Marino, Coordenador da Rede Sustentação e Chefe da Seção de Gestão da Sustentabilidade do TRE-SP. Em seguida, ocorreu a palestra “ESG nas Instituições Públicas,” com Patricia Iglecias, Doutora em Direito e superintendente de Gestão Ambiental da Reitoria da USP, e Renato Cader, Doutor em Ambiente e Sociedade e Gestor do Ministério da Gestão como palestrantes. A mediação foi realizada por Fernanda Justi, Coordenadora da Rede SustentAção e Chefe da Seção de Sustentabilidade da UNIFESP.
Nos dias 25 e 26/10, o presidente Orlando Eduardo Geraldi, o vice-presidente Paulo Adib Casseb e o corregedor-geral da JMESP Enio Luiz Rosseto participaram, em Brasília/DF, do seminário internacional “A Justiça Militar Contemporânea”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum). No dia 26, Enio Luiz Rossetto ministrou a palestra “A eficiência e a celeridade da Justiça Militar Estadual”. O evento contou com transmissão ao vivo e está disponível no canal da ENAJUM no YouTube.
Ainda cumprindo agenda na capital federal, o presidente do TJMSP, Orlando Eduardo Geraldi, o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Rúbio Paulino Coelho, o desembargador militar do TJMMG Fernando Nogueira Galvão e o ouvidor do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS), desembargador militar Sérgio Antônio Berni de Brum visitaram o senador da República Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, no dia 26/10, para tratar de assuntos institucionais e de interesse das Justiças Militares Estaduais.
Por: Imprensa TJMSP