Você está em: 

Órgãos do segmento apresentam protótipo do Banco Nacional de Sentenças das Justiças Militares

Postada em |
Categoria: Inovação

Uma iniciativa inovadora promete revolucionar o acesso às decisões judiciais da Justiça Militar no Brasil: o Banco Nacional de Sentenças. Unindo esforços do Superior Tribunal Militar (STM) e dos Tribunais de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), Minas Gerais (TJMMG) e Rio Grande do Sul (TJMRS), o projeto será a primeira plataforma nacional a integrar e disponibilizar, de forma gratuita, decisões de primeiro grau em processos cíveis e criminais do segmento, com a garantia de sigilo nos casos necessários.

Em reunião híbrida realizada na última sexta-feira (13/12), magistrados(as) e representantes desses tribunais analisaram o protótipo funcional do sistema desenvolvido pelos laboratórios de inovação dos órgãos e discutiram melhorias para garantir sua eficácia. A colaboração demonstra o comprometimento da Justiça Militar com a transparência e a inovação, em alinhamento com as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O projeto nasceu em abril deste ano como resposta à Meta Nacional 9 do CNJ, que incentiva soluções inovadoras para modernizar o Judiciário, e à Meta Específica 2, focada na divulgação das atividades da Justiça Militar. Além de ser um marco no compartilhamento de informações jurídicas, o Banco de Sentenças se destaca por sua tecnologia: ele integrará dois sistemas processuais distintos, o e-proc e o PJe, com a possibilidade do uso de inteligência artificial para alimentar e organizar os dados automaticamente, sem gerar custos adicionais para as Cortes.

Mais do que um avanço tecnológico, o projeto reflete o espírito de cooperação que marca a Justiça Militar. Ao reunir conhecimento, recursos e experiências, os tribunais envolvidos fortalecem o acesso democrático à informação e oferecem uma ferramenta que beneficiará magistrados(as), advogados(as), acadêmicos(as) e toda a sociedade.

Com lançamento previsto para 2025, o Banco Nacional de Sentenças reafirma o compromisso da Justiça Militar com a modernização e a transparência, contribuindo com um Judiciário mais acessível e conectado às necessidades do cidadão.

Notícias relacionadas:

Alunos do curso técnico de Recursos Humanos do Senac visitam o TJMSP

Postada em |
Categoria: drh
Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, comandante do IV COMAR, o professor Marco Tulio de Castro Vasconcelos, docente titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico do Mackenzie, e o juiz de Direito Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, da 3ª Auditoria Militar do TJMSP.

Corte prestigia o IV Seminário de Direito e Justiça Militar de São Paulo

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Juiz de Direito do Juízo Militar Titular da 2ª AME, Dr. Lauro Ribeiro Escobar Junior, o Diretor de Recursos Humanos, Leandro Tresinari Granjeiro, o Diretor de Tecnologia da Informação, Alessandro Gonçalves Torlezi e o Supervisor de Serviços de Planejamento e Recursos Humanos José Mario de Castro Bello

TJMSP anuncia novo concurso público com vagas para níveis médio e superior

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Noticias